Como surgiu o Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição(Enenut) ?
As primeiras movimentações para nossa organização data da década de 70, marcada pela expansão dos cursos de Nutrição no Brasil, que passam de 10 em 1975 para 30 em 1979. Diante da efervescência de cursos, de inúmeros eventos sobre Nutrição e da participação dos estudantes nesses encontros foi possível nos aglutinarmos e darmos início ao Movimento Estudantil de Nutrição (MEN).
Ele surge pautado pela necessidade de discussão da formação acadêmica e da questão nutricional da população brasileira, sobretudo no aspecto sócio-político, superando uma abordagem simplesmente tecnicista.
É, pois, a partir de 1981, que nossa organização ganha fôlego, constituindo-se o fórum máximo de discussões e deliberações dos estudantes: o I Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição (I ENENUT), realizado em Viçosa-MG, no ano de 1983. Este evento contou com a participação de cerca de 500 estudantes, representando 25 das 30 escolas até então existentes.
Os Encontros progrediram e passaram a assumir um papel de destaque na organização estudantil de Nutrição, estruturando-se, ainda não legalmente, a Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN) em 1992. Inicialmente, com a atribuição central de viabilizar os encontros subseqüentes. Entretanto, com o amadurecimento do Movimento Estudantil de Nutrição, a ENEN começa a se configurar como um importante instrumento de mobilização dos estudantes em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, que faça da bandeira central da entidade, “Na luta por um Brasil sem fome”, nenhuma razão de existir.